Médico cria jogo que ensina a aplicar insulina em diabéticos
O InsuOnLine foi o destaque de uma matéria publicada na Folha de São Paulo, de autoria da jornalista Cláudia Collucci.
Leia a matéria na íntegra:
O InsuOnLine foi o destaque de uma matéria publicada na Folha de São Paulo, de autoria da jornalista Cláudia Collucci.
Leia a matéria na íntegra:
A dificuldade em lidar com o uso de insulina, apresentada por médicos que não são especialistas em diabetes de lidar com o uso de insulina, foi a grande motivação para o médico endocrinologista e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dr. Leandro Diehl, em desenvolver o InsuOnLine, um game para educação de médicos sobre o manejo da insulinoterapia. O projeto chamou a atenção de profissionais e também de pacientes com diabetes, como se pode ver na matéria publicada no website Diabeticool, dirigido para portadores da doença.
Leia a publicação original:
http://www.diabeticool.com/insuonline-um-game-como-voce-nunca-viu/
Matéria publicada pela jornalista Vilhena Soares, na seção de Tecnologia do Correio Braziliense, descreve o game InsuOnLine, desenvolvido para educação de médicos sobre o uso de insulina no tratamento do diabetes. A reportagem aborda a história por trás do projeto e comenta as vantagens do uso de games para educação médica.
Fonte: Correio Braziliense, 06/05/13.
Leia a matéria na íntegra:
Matéria da GloboNews fala sobre o InsuOnLine, um game para educação de médicos sobre o uso de insulina para o tratamento do diabetes.
Fonte: GloboNews, 29/04/13.
Acesse o vídeo na íntegra (no YouTube) clicando no link abaixo:
O game InsuOnLine, voltado para educação de profissionais de saúde sobre o tratamento do diabetes com insulina, e vencedor da etapa brasileira da Imagine Cup 2013, promovida pela Microsoft, teve seu perfil publicado na página do UOL Jogos, numa matéria do jornalista especializado em games André Forte. O perfil descreve as características do game, a inspiração dos desenvolvedores, e os games clássicos que serviram de modelo para sua criação.
Fonte: UOL Jogos, 17/04/13.
Leia a matéria completa:
http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2013/04/17/estudio-brasileiro-cria-jogo-para-melhorar-atendimento-a-diabeticos.htm
O InsuOnLine, um serious game para educação de médicos sobre o uso de insulina para o tratamento de diabetes, foi o grande vencedor da etapa brasileira da Imagine Cup, da Microsoft, maior competição mundial de projetos de tecnologia desenvolvidos por estudantes. Com a vitória, a equipe Oniria Games for Health Brazil, composta pelo médico endocrinologista Leandro Diehl (estudante de doutorado junto às Faculdades Pequeno Príncipe, de Curitiba, PR) e seu mentor Rodrigo Souza (diretor da divisão de games da Oniria Softwares, de Londrina, PR), vão representar o Brasil na final mundial da Imagine Cup 2013, em São Petersburgo, na Rússia, junto com os vencedores das demais etapas nacionais, realizadas no mundo todo.
Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios – 11/04/13.
Leia a matéria na íntegra:
O InsuOnLine, um serious game desenvolvido por médicos e game designers londrinenses para a educação de médicos sobre o uso de insulina no tratamento do diabetes, foi o grande vencedor da etapa brasileira da Imagine Cup 2013, concurso mundial de projetos de tecnologia desenvolvidos por estudantes, promovido pela Microsoft.
Fonte: Revista INFO, 11/04/13.
Leia a matéria na íntegra:
A New Media Consortium (NMC) é uma organização internacional que analisa tendências na educação e publica anualmente os resultados das suas análises no Horizon Report. A décima edição NMC Horizon Report, publicada em 2013 e voltada especificamente para a educação superior, coloca os games e a “gamification” (gamificação) entre as 6 mais fortes tendências que deverão dominar o ensino superior nos próximos anos. Segundo o relatório, os games e a gamificação seriam 2 maneiras diferentes de implementar a mesma abordagem educacional. Enquanto os os games educacionais são caracterizados pela capacidade de provocar a imersão do estudante em um ambiente onde o conteúdo e o currículo são justapostos, a gamificação tenta incorporar às atividades em sala de aula os elementos motivadores dos games, como níveis, missões e recompensas.
Leia mais em:
http://www.nmc.org/publications/2013-horizon-report-higher-ed
O Dr. Leandro Diehl, juntamente com toda a equipe multidisciplinar responsável pelo projeto do InsuOnLine, um game para educação de médicos sobre o uso de insulina para diabetes, conseguiu publicar um artigo sobre o processo de desenvolvimento e avaliação do game em uma das mais importantes revistas da área de informática em saúde, a JMIR Research Protocols.
O artigo descreve, além do design e características do game, todos os passos que serão empregados para comprovar que o InsuOnLine funciona como ferramenta de educação médica. Esse estudo, que deverá estar concluído até o final de 2014, servirá como tese de doutorado do Dr. Diehl junto ao programa de Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, das Faculdades Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR).
Leia o artigo na íntegra em:
A proposta do InsuOnLine, um serious game para educação de médicos clínicos gerais sobre os fundamentos básicos da terapia com insulina para o diabetes, foi apresentada no XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, em Curitiba, em novembro de 2012. O Congresso é uma promoção da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
Leia o resumo do trabalho apresentado no XIII CBIS: